sexta-feira, 25 de março de 2011

Viagem: Campo Grande - Novo oeste

A categoria Viagem está com mudanças e passa a ser exibida nas sextas-feiras. Hoje a categoria traz Campo Grande; a cidade foi fundada na confluência de dois riachos de nomes contraditórios: Prosa e Segredo. Assim como não existe segredo sem prosa, Campo Grande cresceu cheia de características complementares: qualidade de vida de capital, sossego de interior e o espírito cosmopolita das cidades de fronteira.

Paraguaios, japoneses, sírios-libaneses e gaúchos contribuíram para criar uma mistura cultural sem igual no país. Toma-se sobá (sopa japonesa de macarrão), come-se sopa paraguaia (empadão paraguaio) e bebe-se tereré (chimarrão gelado e doce).

A cidade é o ponto de partida para Bonito e o Pantanal Sul. Mas não é preciso sair da capital para entrar em contato com a natureza: poucos lugares do Brasil têm tantos parques no perímetro urbano.

Quando ir?

O tempo é seco entre abril e setembro. A temperatura é agradável o ano inteiro; prepare-se para pegar um friozinho nas noites de inverno. Para o Pantanal, a melhor época para se locomover por terra é a seca, entre abril e setembro. A estação das chuvas, porém, entre outubro e março, faz com que os animais fiquem reunidos em territórios menores, facilitando a avistagem. A temporada oficial de pesca vai de março a outubro.

Para passear no Trem do Pantanal, programe sua viagem para um fim de semana ou um feriado. Se for a Cáceres em setembro ou a Corumbá em outubro, programe-se com antecedência, porque as cidades realizam seus festivais internacionais de pesca.

O que fazer?

Um simpático ônibus de dois andares, o City Tour, percorre mais de 40 pontos turísticos da cidade. Entre as áreas verdes, duas merecem destaque: o Parque das Nações, que tem 120 hectares e abriga o Museu de Arte Contemporânea, e o Parque dos Poderes, cujo paisagismo é composto apenas por vegetação do cerrado, e que é circundado por prédios da administração pública.

À noite, o lugar mais animado da cidade é a Feira Central, que tem artesanato e barracas de comidas típicas. Bonito está a 312 km. O ponto mais próximo do Pantanal, Aquidauana, se encontra a 150 km. Miranda fica a 220 km, e é ligada à capital pelo Trem do Pantanal.

Onde ficar?

A maioria dos hotéis está espalhada entre o aeroporto e o centro da cidade; os mais tradicionais ficam no Centro. Há também bons hotéis no Jardim Copacabana, a nova área nobre da cidade, onde está o maior shopping, o centro de convenções e os parques dos Poderes e das Nações Indígenas.

No Pantanal Sul, os dois principais polos de hospedagem são Miranda (onde está o internacionalmente celebrado Refúgio Caiman) e Aquidauana. O ponto mais distante é Porto Murtinho, a 450 km. Os hotéis especializados em pesca – assim como os barcos de pesca que incluem serviço de hospedagem – podem ser encontrados tanto em Corumbá (na fronteira com a Bolívia, a 440 km) quanto em Aquidauana.

Como chegar?

A maneira mais fácil de chegar na capital do mato grosso do sul é através do Aeroporto Internacional de Campo Grande, que recebe diariamente trinta e três voos das companhias Avianca, Azul, Gol, Tam e Trip Linhas Aéreas. É possivel embarcar rumo a Campo grande com origem em várias cidades brasileiras ou ainda em rápidas conexões.

                     Ricardo Freire                                                                   W.S.F.
                       Autoria                                                           Presidente Aeroportos Brasil










Nenhum comentário:

Postar um comentário