terça-feira, 15 de março de 2011

Viagem: Aruba - A ilha caribenha

Aruba é o Caribe mais fácil que há. A pequena ilha, que há poucos anos tornou-se independente da Holanda, praticamente não tem contraindicações. Os furacões passam longe, dá para se comunicar em portunhol, não é preciso fazer câmbio para a moeda local – até o saque do caixa eletrônico pode ser feito em dólar. 

Palm Beach, a praia onde estão quase todos os hotéis vendidos pelos pacotes, tem a areia branco-talco e o mar calminho azul-bebê que você sonhou. Tudo é feito ao estilo americano – mas você não precisa nem tirar visto, olhe que ótimo. Venha para curtir o sol, a praia, a estrutura do seu super-hotel e fazer um ou outro passeio. Férias para relaxar. Sossegue! 

Quando ir?

A área sul do Caribe, onde se encontra Aruba, está fora da rota dos furacões. Você pode ir tranquilo em qualquer época do ano, que em Aruba você só vai sentir brisa (às vezes, um vento mais forte). A ilha é bastante árida. Chove muito pouco. A época menos seca vai de outubro a dezembro – mas é difícil ficar um dia inteiro nublado. O ano inteiro é raríssimo você perder um dia de praia. Até porque você vai estar hospedado pé-na-areia. 

Os preços são mais altos entre o Natal e a Páscoa, a temporada nobre do Caribe. Entre maio e dezembro as diárias dos hotéis caem sensivelmente – é a melhor época para viajantes independentes e caçadores de pechinchas. 

O que fazer?

Alugue um carro por dois ou três dias para ir às praias sem prédios: Arashi e Malmok, no norte, e Baby Beach, no sul. Nos outros dias, faça passeios – de barco, de 4x4, de submarino com fundo de vidro. O centrinho da capital, Oranjestaad, tem cenografia colonial e um bom comércio, com ênfase em perfumes, cosméticos, roupas e acessórios de grife. É também o endereço de restaurantes simpáticos, como o Que Pasa? 

Curaçao está a meia hora de voo (não há barcos). Dá para fazer um bate-volta para ver o centro histórico de Willemstad e alguma outra atração, como o Aquário. Mas para fazer as duas ilhas na mesma viagem, o melhor mesmo é dividir a estada meio a meio.
 
Onde ficar? 
 
Os grandes hotéis ficam quase todos em Palm Beach – o que é muito conveniente, já que a quadra de trás é pontilhada de pequenos shoppings, com lojas que abrem até tarde e restaurantes para todos os bolsos (em Palm Beach o sistema all-inclusive não é necessário). Na praia, um calçadão acompanha leva a bares e agências de passeios. 

Há hotéis também na vizinha Eagle Beach, que tem uma faixa de areia mais larga (e densidade demográfica menor). Os melhores se localizam depois do canto esquerdo, junto à areia. Eagle não tem bares nem restaurantes – é um bom lugar para optar pelo all-inclusive. Quem se hospeda no centro fica perto das melhores lojas e do maior cassino. 
 
Como chegar?
 
A GOL Linhas Aéreas é a única companhia aérea com voos diretos do Brasil a Aruba. Aos sábados o voo parte de Rio de Janeiro e São Paulo; aos domingos, de Brasília. Há conexões convenientes para todas as outras cidades atendidas pela GOL.


                  Ricardo Freire                                                                  W.S.F
                      Autoria                                                     Presidente Aeroportos Brasil
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário