terça-feira, 1 de março de 2011

Voos internacionais mistos incentivam o transporte de cargas

Além de servir como porta de entrada dos principais destinos turísticos brasileiros, os aeroportos da Rede Infraero trabalham com voos mistos, ou seja, que transportam passageiros e cargas. Estes voos possibilitam o escoamento de produtos para exportação, funcionando como alternativa para produtores e empresários de regiões onde não existem vos apenas cargueiros.

Voos internacionais da classe mista aquecem a economia brasileira, pois servem como opção para impulsionar a importação e exportação de diversos produtos. As mercadorias mais beneficiadas são as de baixo valor agregado, como flores, peixes, calçados e artigos em couro. As companhias disponibilizam os porões de suas aeronaves para o transporte de cargas em voos mistos de acordo com a demanda de passageiros.

Neste tipo de voo, também são transportadas as cargas importadas do Ministério da Saúde. Entre os materiais, estão coquetéis para o tratamento da AIDS, preservativos masculinos e produtos hemoderivados. As cargas do Ministério da Saúde representaram 60% do peso total movimentado no Terminal de Logística de Carga Aeroporto Internacional de Brasília/Juscelino Kubitschek (DF) em 2010, e recebem isenção total no pagamento das Tarifas de Armazenagem e Capatazia (TAC).

De acordo com Marcos Francisco Ferreira da Trindade, gerente de Logística de Carga do Aeroporto de Brasília, os voos mistos internacionais trazem muitos benefícios para as regiões que os recebem. “Este tipo de voo possibilita a movimentações da carga com baixo custo nas importações e exportações e rapidez do desembaraço aduaneiro. Sem a possibilidade de voos diretos gerada pelos voos mistos, muitas cargas teriam que ser direcionadas para outros centros”,  explicou o gerente.
  
O Aeroporto Internacional de Brasília tem voos mistos operados por Gol, Delta Airlines, TAP, TAM, Taca e Lan Peru, que vão para Rosário, na Argentina; Atlanta e Miami, nos Estados Unidos; Lisboa, em Portugal; Lima, no Peru; e Aruba, próximo à Venezuela. Os voos transportam principalmente mamão, cargas diplomáticas (para embaixadas) e equipamentos para portões eletrônicos.

No Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho (RS), cinco empresas operam com voos mistos internacionais. As empresas Gol, Aerolineas Argentinas, TAM, Pluna e Taca fazem voos para Buenos Aires e Rosário, Argentina; Córdoba, Espanha; Montevidéu, no Uruguai; e Lima, totalizando 52 voos semanais. No Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre (PE), três empresas cobrem voos mistos. TAP, Iberia e TAM operam nesta categoria com voos para Lisboa, Madri (na Espanha) e Buenos Aires, respectivamente. 

Já em Fortaleza, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, as empresas que operam estes voos são TAP, Ibéria, Air Italy e Tui Airlines, com voos para Lisboa, Madri, Itália e Holanda. No Aeroporto Internacional de Confins/Tancredo Neves (MG), American AirLines, Copa Airlines, TAM e TAP com voos para Miami, Panamá, Buenos Aires e Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário