terça-feira, 15 de março de 2011

Aeroportos Brasil - Aeroporto Internacional de Recife


O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes — Gilberto Freyre utiliza o que há de mais avançado em tecnologia aeroportuária, começando pelo acesso às aeronaves. O corredor que conduz às pontes de embarque foi o primeiro no país a utilizar acessos diferenciados para os passageiros. Além de evitar o encontro dos dois fluxos, torna o processo mais rápido e seguro.

O prédio é controlado por sistema de automação e possui sensores de presença que evitam o gasto de energia em áreas que não estão sendo utilizadas. Mais de 23 mil m² de vidros especiais proporcionam iluminação natural e mantêm o conforto térmico do ambiente. No pátio de aeronaves, dutos subterrâneos levam o combustível para os aviões, uma forma mais segura de abastecimento, pois evita o trânsito de caminhões-tanque no local.

A área destinada a compras e lazer dispõe de várias opções para o consumo de produtos e serviços dentro do conceito de Aeroshopping adotado nos principais aeroportos da Infraero. Anexo ao terminal de passageiros funciona o edifício garagem, com capacidade de estacionamento para mais de dois mil veículos e cobertura com espaço para a realização de eventos.

As soluções adotadas na arquitetura arrojada do terminal contemplam itens de acessibilidade: balcões de check in adaptados, rampas com piso antiderrapante, faixas de pedestres elevadas ao nível da calçada, que receberam a aprovação da Secretaria Especial de Direitos Humanos. Entre outras facilidades, o aeroporto conta com delegacia de Polícia Civil especializada no atendimento ao turista e delegacia de imigração da Polícia Federal, que faz a emissão de passaportes.

A vocação do aeroporto para divulgar a arte pernambucana pode ser apreciada em cada espaço. Francisco Brennand compõe o acervo com um mural, localizado na entrada das salas de embarque e três estátuas, na praça de alimentação, além de José Cláudio,  piso térreo, Gil Vicente, sala de autoridades Ana Guerra e Pedro Frederico que expõem painés no saguão do embarque. O artista Abelardo da Hora exibe uma estátua de sociólogo Gilberto Freyre, que dá nome ao aeroporto, na área central do piso térreo. Um painel de João Câmara instalado no check in e uma escultura de Romero Britto no saguão do desembarque são das obras que embelezam o terminal. Uma obra de Montez Magno está localizada no Desembarque Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário