segunda-feira, 7 de março de 2011

Aeroportos Brasil - Aeroporto Internacional de Manaus


O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM), é o portal de entrada para a Amazônia brasileira. Com o maior fluxo de passageiros na região Norte do país, atingindo 2,3 milhões de passageiros no ano passado, o complexo aeroportuária vem atendendo a finalidade pela qual foi construído há 34 anos: fortalecer a economia, o turismo e a integração nacional.

Devido às características da região, o aeroporto funciona como um elo de ligação entre as cidades da região e Manaus, além de facilitar a ligação aérea entre a capital amazonense e as principais cidades do país. Do complexo aeroportuário também são operados voos para cidades da América Central e do Norte, com conexões para Europa e Ásia.

O aeroporto foi construído seguindo os mais avançados padrões da aviação civil da época. Por décadas permaneceu como um dos mais modernos complexos aeroportuários brasileiros. O terminal de passageiros 1, com estrutura em concreto armado, foi o primeiro do país a operar com  pontes de embarque e desembarque de passageiros. 

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes possui dois terminais de passageiros, um para atender a aviação regular (nacional e internacional) e o outro a aviação regional. Também dispõe de um complexo de logística de carga, implantado em três etapas, sendo o Terminal de Logística 1 inaugurado em 1976, o Terminal de Logística 2 em 1980 e o Terminal de Logística 3 em 2004.

O Terminal de Passageiros I, que atende à aviação regular (nacional e internacional), dispõe de seis pontes de embarque/desembarque, sendo cinco fixas e uma móvel, três salas de desembarque doméstico e uma sala de desembarque internacional, quatro salas de embarque para voos domésticos e uma sala de embarque para voos internacionais, balcões de check-in, estacionamento e guaritas de segurança. No saguão são oferecidos aos clientes e usuários do aeroporto uma diversidade de produtos e serviços, como balcão de informações, centro de atendimento ao turista, locadoras de veículos, táxis especiais, agências de turismo, perfumaria, artesanatos, lanchonetes, serviços bancários, bomboniérie, guarda-volumes, banca de revista e artigos para presente.

Para atender a demanda crescente da aviação regional, foi construído o Terminal de Passageiros 2, o “Eduardinho”, inaugurado em 12 de março de 1985. O novo terminal foi construído em uma área anexa ao Terminal de Passageiros 1. Atualmente o Eduardinho dispõe de completa infraestrutura para atender os passageiros da aviação regional, fundamental para a integração da Região Amazônica.

Ele dispõe de uma sala de embarque e uma sala de desembarque, sala vip e em seu saguão oferece aos usuários os seguintes serviços e produtos, como balcão de informações, serviços bancários, guarda-volumes, locadora de veículos, lanchonete, táxis especiais e banca de revista.

A média diária de operações de voos é de 110, entre pousos e decolagens. Em 2009 foram registradas 45.848 operações de pouso e decolagem e 2.350.306 passageiros embarcaram e desembarcaram no aeroporto.  Em 2008 foram registradas 42.502 operações de pouso e decolagem e 1.898.694 passageiros embarcaram e desembarcaram no complexo aeroportuário. No Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em seus dois terminais de passageiros, operam companhias aéreas nacionais e internacionais.

No Terminal de Logística 1 funcionam as atividades de internação, exportação e recebimento de cargas nacionais, enquanto que no Terminal de Logística 2 são realizadas as operações de importação. Atualmente, o Terminal de Logística 3 está sendo completamente reestruturado, recebendo equipamentos de avançada tecnologia, para futuramente concentrar as atividades de importação.

O Terminal de Logística 3 foi inaugurado em 14 de dezembro de 2004, com presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, elevando a capacidade de armazenagem do aeroporto. Ao longo de sua existência o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes recebeu obras que proporcionaram melhorias em suas instalações, como recapeamento da pista de pouso, ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves do Terminal de Passageiros 1, recuperação do pátio do Terminal de Logística e construção via de acesso para os Carros de Combate à Incêndio (CCI), modernização do saguão e adequação da infraestrutura para atendimento aos portadores de necessidades especiais.

Mesmo com essas obras, o aeroporto precisa de investimentos em infraestrutura para atender o aumento crescente do fluxo de passageiros. Por esse motivo, a Infraero planeja ampliar e modernizar o Terminal de Passageiros 1, que terá a área duplicada, passando dos atuais 44.000 m² para 87.000 m², elevando a capacidade para 5  milhões de passageiros/ano.

O projeto prevê a disposição do embarque e desembarque em pisos diferentes, elevação do número de vagas no estacionamento, acréscimo de duas pontes de embarque que passarão de 6 para 8. Também estão planejados a substituição completa dos revestimentos, instalações, adequação as novas normas de acessibilidade, melhoria do eixo viário, estacionamento coberto e paisagismo completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário