terça-feira, 15 de março de 2011

Histórico: TRIP Linhas Aéreas

Fundada em Campinas, SP, como parte integrante do grupo de empresas de transporte rodoviário Caprioli, a Trip - Transportes Regionais do Interior Paulista, já cresceu além do que a sigla do seu nome poderia prever, operando para mais de 20 cidades, além dos fretamentos.

Tendo iniciado suas operações no começo de 1998, com vôos charter para a região nordeste do Brasil, seus primeiros vôos fretados ligaram as cidades de Natal, RN, e a ilha de Fernando de Noronha, uma linha que acabou se tornando regular. 

Mesmo diante de um cenário bastante instável, como era o do final dos anos 90, a companhia paulista cresceu de forma consistente. A Trip opera atualmente com cinco bimotores turboélices, sendo um EMB-120 Brasília e quatro ATR 42-300 e, além das lucrativas linhas que ligam Recife, PE, e Natal, RN, a Fernando de Noronha, realiza serviços regulares entre São Paulo (Congonhas), Campinas e Presidente Prudente, no Estado de São Paulo, Londrina no Paraná e Cuiabá no Estado de Mato Grosso.
 
Acreditando que ainda há muito espaço a ser conquistado, a companhia vem praticando tarifas mais em conta que seus concorrentes. Nos últimos anos, a empresa vem operando vários serviços em acordo com a TAM e Gol, alimentando e recebendo passageiros em várias cidades da região sudeste e centro-oeste. 

Em novembro de 2006, o Grupo Caprioli vendeu 49% da empresa ao Grupo Águia Branca, controlado pela família Chieppe. Em 25 de janeiro de 2007, a Trip anunciou a encomenda de sete aeronaves ATR-72-500, com mais cinco opções, todas equipadas com motores Pratt & Whitney Canada PW127 e 68 assentos.

Em 2008, jogada de mestre da Trip: abocanhou a Total, tornando-se a maior regional da América do Sul. Além disso, recebeu a parte da Skywest dos USA. Anunciou ainda as compra de dez jatos Embraer 175 com 86 assentos. E de quebra, lançou nova e elegantíssima identidade visual. Que ano!
 
Atualmente a estrutura societária mudou, voltando ao controle quase total da família Caprioli, que detém 94% da empresa, os outros 6% sob controle da SkyWest Airlines. A TRIP já opera em quase cem cidades, e pretende continuar expandido seus destinos. Vem transformando também Belo Horizonte em cidade hub, na distribuição de seus voos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário