segunda-feira, 21 de março de 2011

Viagem: Caxias do Sul - A capital da serra

A menos de 150 km de Porto Alegre, Caxias sedia um parque industrial de respeito, responsável por elevar a cidade ao posto de segunda economia do estado. Entretanto, em se tratando de Rio Grande do Sul, é natural que o dinamismo aqui caminhe lado a lado com as tradições locais. 

A imigração, em sua maioria de origem italiana, não influenciou somente a pujança industrial. Suas marcas estão por toda parte: na arquitetura, na mesa, nos passeios.

Turisticamente, a cidade é a melhor porta de entrada para o Vale dos Vinhedos, na vizinha Bento Gonçalves – e está bem posicionada para explorar o lado alemão da Serra Gaúcha: Gramado, Canela, Nova Petrópolis. Mas não saia de Caxias sem antes ver tudo o que a cidade oferece: você vai se surpreender.

O que fazer?

As principais atrações turísticas foram organizadas em seis roteiros pela Secretaria de Turismo. O roteiro La Città desvenda o Centro, passando pelo Monumento ao Imigrante, pela Igreja São Pelegrino e por uma réplica da cidade no século 19. Na zona rural, você pode visitar casas típicas da colonização italiana, parreirais e até um castelo, onde são produzidos os vinhos Château Lacave. 

As galeterias são uma instituição local: servem frango abatido al primo canto, acompanhado de uma fartura de massas, polenta e radicce. Combinando a cultura gastronômica italiana com os costumes gaúchos, as galeterias mostram a perfeita adaptação do imigrante ao seu novo lugar.

Quando ir?

O friozinho de inverno chama muita gente para toda a Serra, mas vale lembrar que a tendência não permanece o ano todo: no verão a temperatura sobe a níveis de litoral e pode beirar os 35°C. 

O calor do verão não é problema: o clima é o ideal para aproveitar a vindima. A colheita das uvas geralmente acontece entre janeiro e março, e as vinícolas abrem as portas para os turistas, que podem brincar de amassar as uvas com os pés.

A cada dois anos (sempre em anos pares), nesse mesmo período, Caxias do Sul promove a Festa da Uva, uma das mais tradicionais do país. Nos anos ímpares, a vizinha Bento Gonçalves organiza a semelhante Fenavinho.

Onde ficar? 

Como segunda economia gaúcha, Caxias tem uma hotelaria voltada notadamente para os negócios – grandes redes do segmento business estão instaladas na cidade e apostam, inclusive, em amplas salas de convenções.

Basta dirigir menos de uma hora, no entanto, para encontrar outros tipos de hospedagem, mais com o clima romântico da Serra Gaúcha. A 40 km, Bento Gonçalves tem pousadas charmosas espalhadas pelo Vale dos Vinhedos – e até um spa do vinho. Outros 80 km em uma serrinha levam a Gramado, onde hotéis de todos os tipos não faltam.

Como chegar?

A uníca companhia aérea que opera na cidade é a GOL,  quem tem três voos diários a Caxias do Sul, com conexões convenientes para todas as cidades atendidas.


               Ricardo Freire                                                                       W.S.F.
                   Autoria                                                             Presidente Aeroportos Brasil
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário