segunda-feira, 7 de março de 2011

Viagem: Salvador - O carnaval é aqui

Excepcionalmente hoje, véspera de carnval, a categoria Viagem traz para os leitores o destino Salvador. 

Salvador é a cidade mais exótica que você pode conhecer em território nacional. É um lugar onde os outros brasileiros se sentem um pouco estrangeiros – ao mesmo tempo em que descobrem o Brasil mais essencial. Qualquer atividade corriqueira – ir à praia, sentar à mesa, participar de uma festa – pode requerer um mergulho cultural. Mas, por outro lado, muita coisa vai lhe parecer familiar: Salvador é a cidade fora do eixo Rio-São Paulo que mais influencia a cultura de massa brasileira. 

A capital baiana também é a porta de entrada para um verdadeiro corredor de resorts no litoral norte – de Itapuã à Costa do Sauípe, passando por Praia do Forte e Imbassaí. Atravessando a Baía de Todos os Santos, chega-se a Itaparica e às ilhas paradisíacas de um dos trechos mais bonitos do litoral brasileiro: a Costa do Dendê.

Quando ir? 

Salvador entra no auge com o início das festas de largo. As primeiras são Santa Bárbara, dia 4 de dezembro, e Nossa Senhora da Praia, dia 8 de dezembro. A Lavagem do Senhor do Bonfim ocorre no segundo domingo depois do Dia de Reis; e a procissão de Iemanjá, dia 2 de fevereiro. 

O carnaval nada mais é que a apoteose da temporada de festas. Depois dele, Salvador descansa. O inverno é chuvoso, mas o litoral norte, mais árido, tem um microclima que garante tempo mais firme do que na cidade. Em agosto acontece uma das mais lindas celebrações no interior: a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, em Cachoeira, repleta de tradições sincréticas afro-baianas. 

O que fazer? 

O melhor dia para ir ao Pelourinho é a terça-feira, mais conhecida como Terça da Bênção. Chegue à tarde e fique para a missa na Igreja de N. Sra. do Rosário dos Pretos, às 18h, e o show de Gerônimo, que sempre canta “É d’Oxum”, na Escadaria do Carmo. Já o dia para ir ao Bonfim – de branco, claro – é a sexta-feira.

No front dos museus, a novidade é a filial do Museu Rodin, na Graça. Mas não perca também o MAM nem deixe de visitar o Forte São Marcelo. Um dia no litoral norte  inclua o Projeto Tamar, na Praia do Forte e o pôr do sol na aldeia hippie de Arembepe. Com um fim de semana livre, pegue o catamarã e vá a Morro de São Paulo – ou pegue em Valença a lancha que leva à ilha de Boipeba. 

Onde ficar?

A Barra concentra os hotéis turísticos mais econômicos. Ondina tem hotéis maiores e confortáveis. Os hotéis do Rio Vermelho têm a vantagem de estar colados a uma zona boêmia animada, a meio caminho entre a Salvador central e as praias do norte. Pelourinho e o Carmo têm pousadas e hotéis voltados ao público estrangeiro. 

De todas essas áreas é fácil ir de táxi à região da avenida do Contorno, onde estão os restaurantes mais badalados da cidade, na Bahia Marina e em galpões próximos. Há resorts urbanos nas praias do norte: Itapuã, Stella Maris e Flamengo. Ficando em Praia do Forte ou Costa do Sauípe, você estará respectivamente a 55 e 75 km de Salvador. 

Como chegar?

A principal porta de entrada à capital baiana é o Aeroporto Internacional de Salvador. As principais companhias aéreas  operantes na cidade são: AZUL, AVIANCA,  GOL, TAM e WEBJET Linhas Aéreas. O aeroporto é o mais movimentado do nordeste e recebe diariamente em média 250 voos. A maioria das capitais brasileiras possui ligação a cidade baiana, e as companhias aéreas possui rápidas conexões as demais localidades. Ainda é possível chegar a Salvador pelo terminal rodoviário, além dos cruzeiros que sempre chegam ao porto.

                 Ricardo Freire                                                                     W.S.F
                     Autoria                                                             Presidente Aeroportos Brasil
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário